ADS

Advento: a doce espera pelo Salvador


“Tu vens, tu vens, eu já escuto teus sinais...” No próximo domingo, dia 2 de dezembro, começa o Advento que significa “vinda”. Tempo litúrgico composto pelas quatro semanas que precedem o Natal e tempo de preparação para o nascimento do Senhor. Com ele se inicia o novo Ano Litúrgico que tem como cor o roxo, que significa penitência e conversão, unidas à esperança diante da iminente vinda do Senhor. A exceção é o terceiro domingo, denominado Domingo da Alegria, no é usada a cor rósea.

A Liturgia da Missa é alterada, e durante as quatro semanas, o hino do Glória é suprimido com objetivo de sensibilizar para preparação da espera. A cada domingo, uma vela da coroa do Advento é acesa, elas representam as várias etapas da salvação. No primeiro domingo, o perdão oferecido a Adão e Eva. No segundo, a fé dos patriarcas, que acreditaram no dom da terra prometida. No terceiro, a alegria do rei Davi, que celebrou a aliança e sua perpetuidade. E no quarto, o ensinamento dos profetas que anunciaram um Reino de paz e de justiça com a vinda do Messias.

Na paróquia Ascensão do Senhor foi criada uma programação especial de Advento com o tema Juntos com Maria esperamos o Salvador. Serão realizados momentos de oração com comunidades e pastorais, especialmente convidadas e, aos domingos, terá benção do presépio Paroquial e das imagens de Deus Menino para as famílias, sempre Às 11 horas. “Como estamos iniciando o Ano Litúrgico, vamos começar uma catequese litúrgica em cada Missa, com a distribuição de capítulos em forma de cartões para serem lidos e guardados”.

Inspirados em Maria que mesmo à espera do Salvador foi apressadamente servir sua prima Isabel, o aspecto social também será contemplado. Em dezembro, ocorrerá uma apresentação do Coral Aponte seguida de almoço para os jovens e suas famílias, com distribuição de presentes. Já a Pastoral do Migrante realizará o Bazar Tienda Venezuelana para arrecadar recursos.