ADS

Fé e devoção a Nossa Senhora da Conceição


O dia de Nossa Senhora da Conceição é comemorado no dia 8 de dezembro pelos católicos e, em especial, pelos moradores do condomínio dos Securitários, no bairro da Paralela. Em 2011, eles escolheram a santa como padroeira. A ideia de criar uma comunidade católica no condomínio surgiu de um convite de Padre Manoel Filho, da Paróquia Ascensão do senhor, a uma das moradoras que participa das missas na paróquia, dona Carmem Lúcia.

Dona Carmem conta que Padre Manoel queria muito desenvolver um projeto de evangelização no bairro. “Logo aceitei o desafio, abraçando com alegria a missão de fundar esta comunidade, um velho sonho meu e de minha parceira de missas, Jaíra Antunes, também moradora do condomínio”. As duas participaram da primeira reunião, que aconteceu dia 1º de outubro de 2011, para acertar os detalhes da missão. E neste mesmo ano, estava criada a comunidade Nossa Senhora da Imaculada Conceição no condomínio dos securitários.

Um dos objetivos era integrar os moradores católicos numa missa que passou a ser celebrada na última quinta-feira de cada mês. Ao longo desses sete anos foram feitas várias atividades de evangelização como a oração do terço, as novenas, a Eucaristia para os moradores doentes e idosos e a tradicional procissão no dia 8 de dezembro.

O morador André do Rosário é um dos organizadores atuais do grupo e também ministro da Eucaristia. Ele conta que hoje há um diversidade religiosa muito grande no condomínio e tem dificuldade de manter as tradições católicas, mas o grupo persiste. Os encontros de oração de Natal já estão acontecendo uma vez por semana e a programação para a festa de Nossa Senhora da Conceição está pronta.

O Tríduo Preparatório acontece entre 4 e 6 de dezembro, sempre às 20 horas, no Centro Comunitário do condomínio. No dia da padroeira (8 de dezembro), vai ter missa festiva, às 09 horas. A comunidade da região também pode participar. “Fazemos a nossa parte. Vamos tentar sempre com toda a força manter a nossa fé e a de quem está ao redor”, finaliza André do Rosário.

Programação para a festa


Tríduo Preparatório - 04, 05 e 06 de dezembro, às 20 horas

Missa Festiva - 08 de dezembro, às 09 horas

Centro Comunitário Condomínio dos Securitários, Paralela

A Santa na gaveta

Várias santas poderiam ser a padroeira do condomínio, mas Dona Carmem Lúcia conta que teve a certeza que seria Nossa Senhora da Conceição quando foi arrumar o centro comunitário para uma das missas. Ela encontrou a imagem da Santa no fundo de uma gaveta, enrolada num jornal. A síndica da época contou que já tinha muito tempo que a imagem estava guardada, que nem se lembrava mais. Será que foi por acaso?