ADS

Fé e devoção marcam festa de Nossa Senhora da Apresentação


Sábado, dia 2 de fevereiro, foi dia de render graças e louvores a Nossa Senhora da Apresentação, na paróquia Ascensão do Senhor. A celebração foi presidida pelo bispo auxiliar, Dom Hélio Pereira dos Santos e co-celebrada pelo pároco Manoel Oliveira Filho e pelo vigário paroquial, Bento Viana. O coral Vozes da Ascensão, que fez a primeira apresentação do ano, foi responsável pela música.

Nessa data, a Igreja celebra a Solenidade da Apresentação do Senhor. Tradição judaica de levar o filho primogênito para ser apresentado a Deus no templo. Foi o que fizeram José e Maria com Jesus, conforme narra o Evangelho de Lucas, no capítulo 2, versículos 22 a 40.

Por conta deste episódio, os católicos louvam a Mãe com o Filho, sob os mais variados títulos, sempre relativos a Jesus Cristo. Se Maria levou Jesus para apresentá-lo ao templo, ela é chamada de Nossa Senhora da Apresentação.

Se Maria levou Jesus e Ele é a luz do mundo, ela é Venerada sob os títulos de Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora da Candelária.

Se ela levou Jesus depois do tempo prescrito para a purificação da parturiente, ela é chamada de Nossa Senhora da Purificação.

Vários títulos, a mesma senhora e a mesma festa para Jesus Cristo que, por ser filho, muito se alegra por todas as homenagens à sua Mãe.