ADS

Uma Casa de Todos

A Pastoral Cuidadores da Casa Comum desenvolve projetos para estimular o consumo consciente

A pastoral Cuidadores da Casa Comum foi criada em 2016 na Matriz Ascensão do Senhor baseada na encíclica do Papa Francisco Laudato Si, que em português significa Louvado Sejas. Nessa encíclica, publicada um ano antes da formação da pastoral, o Papa critica o consumismo e o desenvolvimento irresponsável e faz um apelo à mudança e à unificação global para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas. Num dos trechos o Papa escreve: “a destruição sem precedentes dos ecossistemas terá graves consequências para todos nós se não forem realizados esforços de mitigação de forma imediata“.

Foi com esse espírito que padre Manoel Filho, pároco da Ascensão do Senhor, planejou a criação da Cuidadores da Casa Comum. É uma pastoral social que depende muito das atividades desenvolvidas pelas outras pastorais. Sabe aqueles avisos para as pessoas não comerem na igreja, para guardarem os copos recicláveis? São ações da pastoral. A coleta seletiva que tem na igreja, tanto o recolhimento quanto a separação dos materiais, também é ação da pastoral. A missão mais desafiadora é incentivar a redução de uso de descartáveis nas festas e eventos promovidos pela paróquia e por todas as suas pastorais como o Encontro de Casais com Cristo, as missas aos domingos, a Receita do Padre.... se as lixeiras forem ficando mais vazias no término desses eventos é porque os resultados já estão aparecendo. No ano passado só o evento Receita do Padre gerou nove sacos de lixo com material reciclado. Tudo foi vendido. Isso significa geração de renda e um ambiente mais saudável.

A Limpurb, uma das empresas que cuidam do lixo gerado em Salvador, diz que todo mês são produzidos na capital mais de setenta toneladas de lixo sólido e apenas 10% é reciclado. Por que geramos tanto lixo e como reduzir? São perguntas que os Cuidadores da Casa Comum fazem diariamente e chegar às respostas é um grande desafio para os quatro operários dessa “messe“. Dois casais mais precisamente: Marize e Rogerio Coelho; André e Andrea Foltz. Marize é a coordenadora. Bióloga e professora de ciências e iniciação científica, ela cresceu vendo a avó incentivar o consumo consciente numa época em que ninguém sabia nem o que era coleta seletiva. Ela faz parte deu numa família que sempre se preocupou com o meio ambiente. O seu futuro não podia ser diferente. Marize conta que as atividades da pastoral exigem muito planejamento. As ações são pensadas antes, durante e depois dos eventos. Mesmo assim ela fala que é muito prazeroso e que gostaria de ter tempo pra fazer mais. “O que nós fazemos não é nem um grão de mostarda, mas é feito com muito carinho e amor e a gente espera que gere frutos, que a geração de hoje consiga ter no futuro os recursos naturais melhores ou, pelo menos, iguais aos de hoje.”

O Novo desafio da pastoral é começar a recolher óleo de cozinha usado. Um ponto de coleta foi montado na matriz em abril. Esse é um projeto da pastoral juntamente com a ASA - Ação Social Arquidiocesana, que é uma associação ligada à Arquidiocese de Salvador. Vários pontos já foram montados nas paróquias e em colégios católicos. Segundo a ASA, mais de 200 milhões de litros de óleos usados vão parar todos os meses nos rios e lagos do Brasil, comprometendo o meio ambiente. Bora ajudar? Menos plástico, menos papel, menos óleo… Podemos juntos fazer um mundo muito melhor. A messe é grande, como a Marize disse, mas podemos ser muitos operários.

Coleta de óleo usado projeto RecicLASA

Nos pontos de coleta estarão disponíveis bombonas adequadas para armazenar o óleo residual de cozinha. Todas os recipientes estarão devidamente identificados com a logomarca do projeto RecicLASA. Para descartar o óleo, basta levá-lo condicionado em garrafa pet e depositar a garrafa na bombona. Confira os pontos de coleta já confirmados no projeto:

Paróquias:
1. Paroq. Cristo Operário – Castelo Branco
2. Paroq. São Caetano da Divina Providência – São Caetano
3. Paroq. N.Sra de Guadalupe (3 comunidades) – Alto do Peru
4. Paroq. Divino Esp.Santo – Alto das Pombas
5. Paroq. Sta Mônica – Cajazeiras
6. Paroq. Sto Antônio de Portão – Lauro de Freitas
7. Paroq. São Lucas Evangelista – Campinas de Pirajá
8. Paroq. São João Batista – Vasco da Gama
9. Paroq. N.Sra de Fátima – Acupe de Brotas
10. Paróq. da Lapinha – Lapinha
11. Paroq. São Marcos – Fazenda Grande II/Cajazeiras
12. Paróq. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Mata Escur
13. Paróq. Santa Cruz – Engenho Velho da Federação
14. Paróq. São Tiago Maior – Boca da Mat
15. Paróq. Cristo Libertador Rei do Universo – Vila Canári
16. Paróq. Mãe da Igreja – Barir
17. Paróq. Assunção – Caminho das Árvore
18. Paróq. Nossa Senhora da Paz – Bairro da Pa
19. Paróq. São Jorge – Jardim Cruzeir
20. Paróq. Ascensão do Senhor - CAB

Universidade
1. UCSAL – Universidade Católica do Salvado

Colegios Católicos
1. Instituto Social da Bahia – ISB
2. Colégio Antônio Vieira – CA
3. Colégio Salesian
4. Colégio Marista Patamare