ADS

Mais noivos prontos para o casamento

Pastoral familiar conclui a segunda turma do Itinerário de Preparação para o Matrimônio

Foram 11 encontros de preparação na Matriz Ascensão do Senhor. Esse itinerário substitui o antigo curso de noivos, que antes era feito em apenas um dia. “Agora a reflexão é feita em conjunto, de forma dialógica, a partir do ensino da Igreja e da experiência de todos os participantes”, afirma padre Manoel Filho, pároco da Matriz. A mudança começou em 2018 e foi proposta pelo Papa Francisco. A Matriz logo assumiu esse novo compromisso. Sônia Figueira, coordenadora da Pastoral Familiar da Matriz Ascensão do Senhor, fala que a preparação para o matrimônio constitui um momento providencial e privilegiado para aqueles que se orientam para este sacramento cristão. " É um Kayrós, isto é, um tempo no qual Deus interpela os noivos e suscita neles o discernimento da vocação matrimonial. Os noivos participam de um denso processo de evangelização. Eles são convidados a compreender o que significa o amor responsável e maduro da comunidade de vida e de amor que será a sua família, verdadeira igreja doméstica.”

O advogado Pedro Alves Neto e a fisioterapeuta Lílian da Costa se casaram em outubro do ano passado. Eles fizeram a primeira turma do curso já nesse formato. Eles disseram que foi uma excelente experiência e que ajudou a entender melhor o sacramento do matrimônio. No início eles contaram que assustou um pouco o fato de seres tantos encontros, mas ao longo das aulas eles disseram que entenderam que não poderia ser diferente para ser completo. "Esse formato permite que os temas sejam bem explorados, que nossas dúvidas sejam todas solucionadas, além de permitir uma troca de experiência única. O encontro nos aproximou mais da nossa paróquia. Hoje fazemos parte da pastoral da família e ajudamos no curso de noivos e na pastoral de eventos. Enfim o curso de noivos não nos preparou só para o nosso matrimônio, ele despertou em nós um desejo de estar mais perto de Deus e poder servir e ajudar o próximo."

As inscrições para a terceira turma da Preparação para o Matrimônio já estão abertas. Os encontros devem começar na segunda quinzena de julho. A ideia é ter apenas quatro casais por turma. Rosana Lima, que é coordenadora da etapa pré-matrimonial da Pastoral familiar, diz que turmas pequenas proporcionam uma dinâmica melhor e um maior aproveitamento dos conteúdos. “Os casais têm mais tempo para as reflexões e se sentem mais à vontade para partilhar as expectativas.”

Itinerário de Preparação para o Matrimônio

O itinerário é realizado por agentes da Pastoral Familiar do setor Pré-Matrimonial preparados para acompanhar e auxiliar a discernir sobre esta vocação. A preparação é destinada a casais de noivos, namorados ou casais que já vivem juntos e que estejam aptos a este sacramento. Neste último caso recomenda-se uma conversa prévia com o padre ou diácono.

Os encontros acontecem nas salas paróquias ou na casa do casal acolhedor, onde num clima fraterno são partilhados temas sobre o convívio conjugal e familiar. A Catequese para o matrimonio é composta por 11 encontros, com duração média de 90 minutos cada, realizados com uma periodicidade de 1 a 2 dias na semana. Quem quiser maiores informações, deve procurar a secretaria paroquial.