ADS

Novo ano litúrgico: um convite à reflexão

Diferente do ano civil, que começa dia 1º de janeiro, o ano litúrgico inicia no primeiro domingo do Advento, celebrado dia 01 de dezembro este ano. O tempo do Advento, primeiro período do Ano Litúrgico, dura quatro semanas e se estende até o dia 24 de dezembro. E assim como todo ciclo que se inicia é importante que todas as pessoas reflitam sobre sua vida e possam se perguntar do ponto de vista cristão o quanto cresceram espiritualmente no ano que passou.

O ano é encerrado no domingo anterior, com a festa de Cristo Rei, quando é celebrado o dia dos leigos e das leigas, pessoas que procuram testemunhar o seu batismo na vida concreta. O dia Nacional dos Cristãos Leigos é comemorado na Festa de Cristo Rei desde 1991.

Dividido em ano A, B e C, o Ano Litúrgico é o conjunto das celebrações com as quais a Igreja comemora anualmente o mistério de Cristo. A divisão foi a forma pedagógica encontrada pela igreja de as leituras lidas aos domingos voltarem a ser lidas novamente após três anos.

Nesta divisão, cada Evangelho tem seu lugar próprio e exclusivo. No ano A, é lido o Evangelho de São Mateus; no ano B, lê-se o Evangelho de São Marcos; no ano C, lê-se o Evangelho de São Lucas, que foi o caso de 2019. Já o Evangelho de São João é lido, de modo particular, em ocasiões especiais, nas festas e solenidades.