ADS

O Evangelho da família, alegria para o mundo


  • Rogério e Marize

Entre os dias 12 e 18 de agosto será celebrada em todo o Brasil a Semana Nacional da Família, evento promovido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) e Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da CNBB, que tem como tema “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”, mesmo tema do IX Encontro Mundial das Famílias com o Papa Francisco, que acontece de 22 a 26 de agosto de 2018, em Dublim, Irlanda.

A paróquia Ascensão do Senhor preparou uma programação especial, com temas atuais e importantes De acordo com os coordenadores da Pastoral Familiar, Tadeu e Sonia Figueira, a participação na semana ajuda a esclarecer questões, chama a atenção do mundo para a importância da família construída segundo a vontade de Deus, pois só assim, ela pode ser alegria para o mundo.

“A importância do tema: o ‘Evangelho da Família' ressalta o lado positivo e coloca a família como boa notícia, como um bem, um dom de Deus, já a ‘Alegria para o mundo' acentua o fato de que ser família não é um aspecto da doutrina, um valor apenas para os cristãos ou para as pessoas religiosas. É uma riqueza para o mundo e para a humanidade”, afirma Tadeu.

É preciso que despertemos o Viver do amor de Deus dentro de nós, com quem nos relacionamos a cada dia, reconhecer os sinais de Jesus no nosso cotidiano, e trazer junto conosco todos aqueles que fazem parte da nossa caminhada, entendendo que se Deus enviou Jesus para ser instrumento do seu amor na Terra com tamanha simplicidade, nós também temos a capacidade de nos inspirar e traduzir esse exemplo nas nossas vidas.

O tema deste ano incentiva a reflexão sobre a alegria de evangelizar e servir em família. Para Marize e Rogério Coelho, a alegria de servir em família envolve o respeito à liberdade de se fazer escolhas desde a infância.

“Mais do que palavras, o exemplo fala mais forte. É com naturalidade e sem nenhuma imposição ou convencimento verbal que a família serve com amor e compromisso. Atualmente eu e Rogério servimos na pastoral Cuidadores da Casa Comum e somos Ministros Extraordinários da Comunhão. Luísa e Isabela, nossas filhas, são Coroinhas. Juntos, nós quatro, servimos desde o III Primaverão na Divina Pipoca”, afirma Marize.

Histórico

A Semana Nacional da Família faz parte do calendário das paróquias do Brasil desde 1992. Surgiu como resposta à inquietação, ao descontentamento e desejo de se fazer alguma coisa em defesa e promoção da família. E desde então, no mês de agosto, mês vocacional, na semana seguinte ao dia dos pais, é celebrada a Semana Nacional da Família.

Oração oficial da família para o Encontro Mundial das Famílias 2018

Deus, nosso Pai,
Somos irmãos e irmãs em Jesus, teu Filho,
Uma família, no Espírito do teu amor.]

Abençoa-nos com a alegria do amor.
Faça-nos pacientes e compassivos
Amáveis e generosos,
Acolhendo os que mais precisam.
Ajuda-nos a viver o teu perdão e a tua paz.

Protege todas as famílias com o cuidado do teu amor
Especialmente aqueles por quem rezamos agora:

(Fazemos uma pausa para lembrar, o nome dos familiares e demais pessoas)

Aumenta a nossa fé, Fortalece a nossa esperança,
Protege-nos com o teu amor,
Faça-nos sempre agradecidos pelo dom da vida que partilhamos.

Isto te pedimos, por Cristo nosso Senhor

Amém

Maria, mãe e guia, rogai por nós.
São José, pai e protetor, rogai por nós.
Santos Joaquim e Ana, rogais por nós.
Santos Luís e Zélia Martin, rogai por nós.

Voltar