ADS

Como manter a fé em tempo de tragédias


  • Fernando Gonzales

Quantas e quantas vezes pessoas nos interrogam quando desastres ou eventos dolorosos provocam questionamentos sobre o POR QUÊ ocorrem. Muitos se dirigem a nós expressando, de boa ou má fé, suas dúvidas sobre se esses eventos foram a vontade de Deus se manifestando, ou, pior ainda, culpando o nosso Deus. O questionamento "Por que Deus deixou que isso acontecesse?", como se Deus fosse o responsável por tudo o que de ruim acontece em nosso planeta mostram como nossa fé, em muitos de nós, ainda é incipiente.

Padre Manoel, em uma de suas homilias, questionou como nossas raízes ainda são superficiais, ao ponto de eventos como os recentemente ocorridos em nosso País questionarem tão fortemente nossa fé, até chegarmos a atribuir a vontade de Deus esses desastres.

Esquecemos ou até (lamentavelmente) ignoramos que no Livro do Gênesis, Deus nos entregou este mundo. "Frutificai, disse Ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a" Gn.1- 28.

Fomos nós homens que construímos as barragens que cederam, fomos nós homens que erramos na manutenção do dormitório do Flamengo, abusamos do nosso livre arbítrio que Deus nos concedeu, e infelizmente nós tivemos que pagar com vidas inocentes por consequências dos atos de outros.

O momento para nós deve ser de reflexão, de pedir perdão a Deus por nossos erros e de, com muita fé, pedir que acolha em seu Reino as vítimas e renove em nós a certeza de que Ele nos ama e que devemos buscar nestas, e em todas as horas, aprofundar e robustecer as raízes de nossa fé.

Fernando Gonzales, integrante do Encontro de Casais com Cristo

Voltar