ADS

O BATISMO


  • Paulo Temporal

Há uma verdade que não podemos esconder nem negar, ao contrário, devemos proclamá-la sempre e a todo momento. A verdadeira missão de toda e qualquer igreja que se diz cristã é fazer com que todas as pessoas que dela participam imitem Jesus. Esta verdade foi afirmada pelo Apóstolo Paulo, nas Sagradas Escrituras, em suas Epístolas, em quatro oportunidades diferentes: I Co 4, 16; I Co 11, 1; Ef 5, 1; Fm 3, 17; I Ts 1, 6; I Ts 2, 14 e Hb 6, 12.

Partindo desta premissa e lembrando que a primeira atitude de Jesus, quando aparece publicamente, foi a de ser batizado (Mt 3, 13-17; Mar 1, 9-10; Lc 3, 21-22 e Jo 1, 29-34), não há dúvidas de que nós, para imitá-lo, temos que também, primeiramente, ser batizados.

Esse sacramento, o batismo, que está disponível para todos aqueles que assim desejarem, demanda, como sempre, uma preparação. Essa preparação busca exortar a todos que dele se aproximarem do seu significado e importância.

Visando a essa mesma preparação, a Igreja tem buscado proporcionar aos seus fiéis meios cada vez melhores de aprendizado e compreensão do significado e da importância desse sacramento, até porque essa é a porta de entrada de um caminho de imitação de Cristo, ao qual somos todos convidados. O papel da Igreja, nesse verdadeiro itinerário, é o de auxiliar, amparar e suportar os fiéis, dando acesso a conhecimento sobre o assunto e o indispensável apoio espiritual.

Assim, conhecendo, estudando e rezando, aqueles que se aproximam desse sacramento têm a efetiva condição de desfrutar dos efeitos benéficos que ele proporciona, fazendo de nós filhos adotivos de Deus, irmãos de Jesus Cristo, filhos de Nossa Senhora e morada do Espírito Santo. Esse mesmo Espírito que nos dá força, coragem, e toda a aptidão necessária para sermos imitadores do Filho.

Na nossa comunidade paroquial, essa preparação acontece sempre no primeiro domingo de cada mês, começando no horário das 8 horas, e se encerrando com a participação na Santa Missa do horário das 11 horas.

Se você deseja esse sacramento para você, para seus filhos ou para alguém que você conhece, procure a secretaria paroquial e faça sua inscrição.

Deus abençoe a todos!

Paulo Temporal, coordenador da Pastoral do Batismo e do Terço dos Homens, Ministro da Comunhão, Integrante da Pastoral Litúrgica e Familiar.

Voltar