ADS
  • Estruturas
    Conselho Pastoral
    Conselho Econômico
    Associação Ascensão do Senhor

    Comunidades
    São Francisco – Alphaville 2
    Santo Antônio – Alphaville 1
    São José – Le Parc
    Imaculada Conceição – Securitários
    Nossa Senhora de Fatima – Parque Tropical
    Mãe Rainha – Parque Costa Verde

    Pastorais
    Litúrgica
    Familiar
    Dízimo
    Catequese
    Eventos
    Comunicação
    Empreendedor
    Idosos
    Fé e Política

    Serviços
    Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística
    Coroinhas
    Coral Vozes da Ascensão
    Cuidadores da Casa Comum
    Banda Bote Fé
    Encontro de Casais com Cristo
    Encontro do Bom Pastor

    Movimentos e Associações
    Movimento da Mãe Rainha
    Movimento Escalada
    Movimento do Terço dos Homens
    Apostolado da Oração

“Por volta de 1973, em uma viagem do Sr. Cardeal Arcebispo da Bahia e Primaz do Brasil, D. Avelar Brandão Vilela, a Bom Jesus da Lapa, no estado da Bahia, no avião do Governo do Estado, juntamente com o então governador do Estado da Bahia, Dr. Antônio Carlos Magalhães que, a esta altura, estava construindo o Centro Administrativo da Bahia, pediu o Senhor Cardeal ao governador que reservasse uma pequena área para ali, futuramente, ser construída uma capela para celebrações religiosas que se viessem a fazer.”

Com estas palavras o Monsenhor José Hamilton de Almeida Barros começa o Livro de Tombo da Paróquia Ascensão do Senhor. Com este pedido começa a história da paróquia que, muito antes de existir como tal, teve a sua atual matriz inaugurada no dia 07 de março de 1975 com a presença do Núncio Apostólico, representante diplomático do Estado Vaticano no Brasil, Dom Carmine Rocco, do Arcebispo Primaz e do governador do estado da Bahia. O projeto da nova igreja é do renomado arquiteto modernista, João Filgueiras Lima, o Lelé.

Durante mais de trinta anos a Capela da Ascensão do Senhor foi pastoreada pelo mesmo Mons. Hamilton que, com seus belos sermões, sua nobreza de caráter e grande erudição atraia muitos fieis de toda a cidade para a Missa das 17:00, aos domingos.

Em 2005, ainda como capelão, assumiu o Padre Edilson Bispo dos Santos que manteve as atividades religiosas até o ano de 2010.

Foi em 2010 que a Arquidiocese de Salvador, para responder ao apelo de conversão pastoral proposto pela Conferência de Aparecida, criou a Área Pastoral Ascensão compreendendo toda a borda da Avenida Luiz Viana Filho, a Paralela. Novos Condomínios, Universidades e Shoppings e tantos novos moradores e trabalhadores são o alvo da ação missionária da nova Área Pastoral.

No dia 12 de dezembro de 2010, sob as bênçãos de Nossa Senhora de Guadalupe, o Arcebispo Primaz, Dom Geraldo Majella Agnelo, instalou a Área Pastoral Ascensão do Senhor, com sede na igreja do mesmo nome e nomeou o Padre Manoel de Oliveira Filho como Delegado Episcopal para cuidar da evangelização e ação missionária no novo cenário urbano da capital baiana.

Seis anos depois, em 15 de dezembro de 2016, foi instalada a Paróquia Ascensão do Senhor, por decreto do Arcebispo Primaz, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ, que nomeou o Padre Manoel Filho como primeiro pároco.

A instalação da paróquia chegou como resposta ao desenvolvimento pastoral existente na comunidade.

Voltar